quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A diferença entre os fermentos Químico e Biológico

Oi! Minha vida tá corrida ultimamente, dei uma boa pausa na evolução do blog...mas achei uma novidade hoje, que preciso compartilhar aqui...a diferença entre o fermento biológico e o químico. Pra quem não sabe, como era meu caso, segue explicação copiadinha do blog Bem Feitinho da Mariza Plácido. Destaquei em vermelho o que se relaciona ao Fermento Químico (em pó) e em azul, ao Fermento Biológico (tb conhecido com "fresco" ou "p/ pão"):

"O fermento é um ingrediente muito utilizado na cozinha. Graças a ele, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável.
Quando é adicionado à massa, ocorrem vários processos (químicos ou biológicos), que acabam produzindo compostos gasosos. Esses gases expandem a massa dos pães e bolos e dão origem a pequenos buracos, que a torna macia. 

A diferença entre os fermentos químico e biológico está em sua composição: o químico é constituído de bicarbonato de sódio (NaHCO3); e o biológico apresenta um fungo do tipo levedura.

No fermento químico, as reações de decomposição ocorrem quando o bicarbonato gera gás carbônico e água, fazendo com que a massa aumente seu volume. Essa reação é auxiliada pelo aumento de temperatura e só cessa quando todo o fermento reage. Ou seja, a reação química ocorre DURANTE o forneamento.

Já o fermento biológico, para reagir, precisa de glicose, que alimenta a levedura: o fungo ingere a glicose, e seu metabolismo a transforma em gás carbônico e álcool, que, com o calor, expande a massa. Porque o fermento biológico é formado por um organismo vivo, as condições de produção da massa devem ser mais controladas: a temperatura, por exemplo, precisa estar entre de 30 a 50°C — é por isso que deixamos a massa feita com fermento biológico crescer antes de ser assada, enquanto a que é produzida com fermento químico deve ir logo ao forno.

Fermento químico é o produto formado de substância ou mistura de substâncias químicas que, pela influência do calor e/ou umidade, produz desprendimento gasoso capaz de expandir massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas, aumentando-lhes o volume e a porosidade. Destinam-se a ser empregados no preparo de pães especiais, broas, biscoitos, bolachas e produtos afins de confeitaria. É composto de Ácidos,Bicarbonatos, Carbonatos, Dihidrogenos, etc. além de substâncias próprias para uso alimentar, tais como: açúcares, farinhas, amidos, féculas, enzimas , etc. No rótulo consta  a seguinte recomendação: "Conserve ao abrigo da umidade" ou "Conserve em ambiente seco", ou expressões equivalentes, por isso não coloque na Geladeira.

Fermento biológico ou levedura é um microorganismo vivo cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae. O crescimento das massas de pães através da fermentação ocorre ANTES do forneamento.
A levedura ingere os nutrientes da massa e, como conseqüência, libera gases e substâncias aromáticas, responsáveis pelo volume, textura, aroma e sabor característicos dos pães.
Por este motivo é sempre necessário deixar a massa descansar após sovar e antes de ir ao forno."

Beijos! Me contem sempre dicas valiosas também heim!

Outras dicas sobre fermento: aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário