quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que aprendi sobre CupCakes...



  • A primeira coisa a fazer antes de começar a receita: deixar as forminhas no ponto de colocar a massa. Se for untada, unte e polvilhe a farinha. Se for usar forminhas de papel, já posicione-as em cada lugar. Eu particularmente, não gostei das forminhas de silicone com minhas receitas, mas também só tentei uma vez;
  • As forminhas não devem ficar muito cheias, também, não muito vazias. Deixo uma sobra de aproximadamente 1 cm antes de atingir a borda. Fazia um bom tempo que não fazia cupcakes, por isso errei a medida na primeira fornada. Resolvi mostrar aqui o improviso que fiz pra não perder os bolinhos. Ficaram vazios demais (melhor errar pra menos que pra mais em culinária) então eu aparei as bordas das forminhas com tesoura, e depois de pôr a cobertura, ninguém nota que as forminhas precisaram ser cortadas:


E aqui, foi a quantidade que deu certo:



  • Coloque o fermento por último;
  • Não abra a forma no meio do processo de assar. Cada receita tem um tempo certo, mas uma receita que fica pronta em 30 minutos, por exemplo, só abra a tampa do forno depois dos 20 minutos de assados;
  • Qualquer receita de bolo grande serve também para cupcakes, como as que já postei aqui no Blog...

  1. CupCake Amor link aqui
  2. CupCake de Cenoura Link aqui
  3. CupCake de Chocolate Link aqui
  4. CupCake de Chocolate com Café Link aqui
  5. CupCake de Maracujá Link aqui



Para rechear você pode fazer de dois jeitos:

  • Desprega a forma de papel e deixa o bolinho limpinho. Corta na metade horizontalmente, passa o recheio de sua preferência e fecha com a outra metade em cima, como um sanduiche. Ou;
  • Com uma faquinha faz um furo redondo no topo do bolinho, retirando a massa de dentro, com cuidado para não abrir demais e quebrar seu bolo. Preencha com o recheio.




E para recheio costumo usar receitas como:
  1. Brigadeiro de Copo link aqui
  2. Beijinho de Copo link aqui
  3. Geleia de Ameixa link aqui
  4. Geleia de Manga link aqui
  5. Geleia de Goiaba link aqui

Cobertura

A cobertura, é um momento de divertimento, mas é o cartão de visita do cupcake. Capriche nela pra ganhar o freguês. Costumo fazer a receita de Brigadeiro de Copo (a mesma linkada acima para recheios) ou o chantily de café (posto receita depois).



Nessa receita inventei de colocar essa mesma massa na minha máquina de crepe...e ficou muito bonitinho e gostoso também! Ficou aquela casquinha crocante na superfície, uma opção legal pra lanches. 






E é isso, espero que tenham gostado das dicas e das receitas. Muita gente já me perguntou sobre cupcakes e eu sempre prometendo postar os meus aqui, finalmente hoje saiu.

Beijos







Nenhum comentário:

Postar um comentário