quinta-feira, 10 de abril de 2014

Aqui jaz "Doces Especiais, meiga, corajosa, modesta e doce"...

Estava ausente do Blog, isso acontece com as melhores "blogueiras"! E antes que eu recomece aquele velho discurso "estive ausente, mas foi por um bom motivo..." vou dizer:

Sim estive ausente, mas foi por um bom motivo: Necessidade total de recolhimento, falta de tempo sobrando, plena ausência de palavras ou ideias. Mas passou, "um pouco". 

E hoje, além das duas receitas que publiquei, senti um melancolismo (essa palavra não existe mesmo? Corretor do word não a conhece, tô inventando então) da minha finada empresa, que faleceu tão novinha ainda, mas foi tão amada...

E por isso, quero fazer uma homenagem digna, para que ela não se perca na memória, diante de tantas novas empresas que vejo surgir, dois anos passados.

Danilo nasceu no finalzinho de 2008. Um ano depois, fiz o primeiro aniversário com brigadeiro sem leite, e assim seguiu-se em 2010, 2011, entre aniversários e festinhas de natal, como anfitriã ou como convidada, eis que em fevereiro de 2012, mesmo ainda lactante da caçula recém nascida, lancei no Facebook minha página Doces Especiais, por Marília Pinheiro. Tratava-se simplesmente da PRIMEIRA empresa de doces voltada exclusivamente para o público alérgico alimentar, e desde aquele tempo eu sabia que iria chover gente fazendo o mesmo, cedo ou tarde. Porque há muito, eu escuto falar que esse fenômeno de alergias e intolerâncias a determinados alimentos só aumenta, e pesquisas já apontavam que essa seria uma marca da era moderna. Por outro lado, eu também sabia que não existia sequer uma alma viva que fabricasse brigadeiros e cia, livres de contaminação cruzada, que pudesse assegurar às pobres mães atarefadas que seus filhos aplv se deliciassem com segurança. Pois bem, estava ali meu diferencial: Brigadeiros e demais doces feitos por uma mãe cuidadosa e rigidamente correta. Bombou, claro!

Foi um trabalho de artesã literalmente. Além do produto, fiz com minhas próprias mãos todos os desenhos de logomarca, divulgação, embalagens, além das planilhas elaboradas intuitivamente com meus vagos conceitos de administração, além do planejamento de etapas que se encaixavam perfeitamente, muitas das quais não tiveram tempo de acontecer. Eu tinha uma receita que descobri depois de muitas e muitas e muitas tentativas testadas, e que guardei a sete chaves já pensando nos negócios. Mas esse segredo seguiu acompanhado de muito remorso, me sentia muito má de não divulgar a receita para outras mães, e ao mesmo tempo tinha medo que a receita vazasse e alguém mais empreendedor que eu a utilizasse em proveito próprio, pondo a baixo o sucesso da minha pequenina empresa caseira. 

E por fim, realmente acabei divulgando nos grupos de apoio as receitas todas, inclusive na própria página da empresa, que hoje está inacessível, infelizmente, porque perdi meu perfil antigo, e junto a fanpage. Tirei o peso da minha consciência, porém acabei por desistir de trabalhar neste ramo, voltei à Arquitetura e a dormir noites inteiras longe do calor do forno e do aroma de leite de côco.

Mas ainda guardo comigo todos os arquivos e vou registrar aqui, "in memorian": Doces Especiais, a primeira especializada em gastronomia "guloseísta" para alérgicos alimentares!

Meu Menu:














E aqui, meu primeiro pedido para um evento, aniversário da filha da Renatinha, obrigada! Obrigada a todas as minhas clientes, perdi mesmo a conta de quantas e quais foram...Foi maravilhoso, sentir a felicidade de um sorriso, de uma boca de criança lambuzada por chocolate, reproduzir-se inúmeras vezes, nos filhos de vocês... foram meus filhos que vi ao preparar, cozinhar, mexer, enrolar, embalar... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário