sábado, 21 de junho de 2014

Viva São João!


Quase atrasada, vamos ao Milho!

Esse alimento tão rico em valor nutricional, também é capaz de se modificar em vários tipos de produtos (óleo, farinha, amido, margarina, xarope de glicose e flocos para cereais matinais) e compor uma vasta diversidade de receitas na culinária de todo país. 

E em homenagem ao mês junino, onde a gastronomia se beneficia fortemente  desse alimento, trago algumas das deliciosas maravilhas feitas com milho. Mas já deixo bem claro, são "aventuras" minhas, e algumas estão sendo bem difíceis, dando certo apenas na segunda ou terceira tentativa. Sintam-se encorajadas também, o importante é tentar! rsrs
  • Bolo de Milho
  • Canjica (ou Cural no Sul/ Sudeste)
  • Pamonha
  • Bolinho de Milho

Então, como eu falei, essa foi uma iniciação do milho na minha cozinha. A canjica foi mais difícil que o imaginado, mas foi um aprendizado enriquecedor, que devo a minha mãe e a minha amiga Rubiane Marques (com suas dicas profissionais da engenharia de alimentos).



Lógico, a Indústria veio facilitar muito nossas vidas, embalando inteiro ou debulhado, em conservantes ou a vácuo. Mas se você também for optar pela opção mais saudável, pelo método original comprando suas espigas in natura, aí vai minhas dicas para iniciante como eu...

Antes de mais nada, quero lhe aconselhar a não cometer meu primeiro erro: Quando for ao Mercado da sua cidade, comprar seu milho, NÃO CONFIE no vendedor! rsrsrs E eu vou te ensinar enfim, a reconhecer você mesma se a espiga é velha ou novinha (aliás, milho verde quer dizer milho novinho, tá? De verde só tem a palha rs).

Na foto abaixo, vemos dois estágios de uma espiga. O milho à sua esquerda é um milho "verde", novinho, bom para comer cozido (passe na água com sal depois de pronto, e passe na margarina sem leite ainda quentinho). Já o milho da direita é um milho "velho", bom pra preparos onde ele é ralado ou processado, como bolo, canjica (cural), pamonha...

Características do Milho "Verde": os "dentes" são de cor amarela bem clara, são lisos e brilhosos, e são bem arredondados.

Características do Milho "Velho": Os "dentes" tem uma tonalidade mais escura do amarelo, quase um alaranjado e têm essa depressão no centro de cada um, são muxos.


Eu não cheguei a ralar nenhuma espiga pessoalmente, mas na minha infância já vi muito minhas tias e primas fazendo, e eram raladores robustos e altos, que ainda se vende no Mercado Público de Fortaleza, acredito que no nordeste seja fácil encontrar, não sei se continua sendo descendo Brasil à baixo.

Nas minhas receitas, optei por processar os caroços, e antes disso, é preciso cortá-los com uma boa faca, assim:




Depois de "debulhar" todas as espigas, prossiga sua receita, seja no liquidificador ou na panela.



É verdade que "houve" Copa do Mundo, mas havendo também São João, boas festas!!!


Aproveitem o milho, sem Leite, sem ovo, sem soja, sem glútem...com Amor e muita Saúde!

Forte abraço nordestino  ;)








Nenhum comentário:

Postar um comentário